Ads 468x60px

sábado, 29 de dezembro de 2012

3º Matéria sobre Clássicos Nostálgicos


Eae galera nessa 3º semana de existência do Mundo Bugado trago mais um Clássico Nostálgico, e hoje trago The Legend of Zelda uma série de jogos muito bons, não posso dizer que todos já jogaram, mas que todos conhecem, isso eu garanto.
The Legend of  Zelda é uma série de jogos eletrônicos da Nintendo criada em 1986 por Shigeru Miyamoto, o mesmo que criou grandes obras como Mario e Donkey Kong o cara é um fera quando falamos em jogos. Os jogos se passam no reino de Hyrule, num ambiente de fantasia. A jogabilidade mistura aventura e ação com elementos de RPG. A série é muito apreciada por suas tramas complexas, quebra-cabeças, jogabilidade e pela superprodução para pessoas que não tem um bom raciocínio como eu, nunca gosta do jogo pois ele é bem difícil.

O protagonista é o jovem guerreiro Link ao contrário que muitos pensam pois alguns acham que é Zelda, cuja missão, na maioria dos jogos, é salvar o reino de Hyrule, a Princesa Zelda e proteger a Triforce, o símbolo deixado pelas deusas, que pode trazer ao mundo uma era de harmonia e prosperidade, mas pode destruí-lo se cair em mãos erradas. Cada um dos triângulos tem um significado diferente, sendo que um significa coragem, outra poder e o outra sabedoria. O antagonista é Ganon (Ganondorf). Mas a medida que a série progredia, a velha história do "salve a princesa" era expandida, incluindo por exemplo viagem no tempo.

Para criar o tema de Zelda, o mestre dos games Miyamoto  se inspirou nas suas andanças como criança em Kyoto, explorando cavernas e florestas, além de mitologia nórdica e japonesa. O nome Zelda, segundo o autor, vem da esposa do famoso escritor norte americano Francis Scott Fitzgerald, seu nome completo era Zelda Sayre. Miyamoto disse ter gostado da sonoridade do nome ou ter gostado da mulher.

História

A lenda começa quando a princesa Zelda é condenada ao sono perene após ser cometida por uma maldição de um feiticeiro chamado Ganondorf. O Rei impõe então que todas as princesas descendentes deveriam se chamar Zelda. Inicia-se assim, com o enredo de Ocarina of Time (1998, N64), a lenda. Ao final do episódio, a princesa Zelda, com o auxílio dos seis grandes sábios, cria um universo paralelo ao reino de Hyrule, onde Ganondorf é aprisionado e o portal para esse mundo é selado. Meses após os acontecimentos de Ocarina of Time, Link tem sua égua Epona roubada, e seguindo o ladrão, acaba por adentrar em um reino desconhecido, chamado de Termina, e lá descobre que a lua irá colidir com o mundo em três dias. Inicia aí o enredo de Majora's Mask. Ao que parece, a cronologia de Twilight Princess se desenrola uma era após os acontecimentos das versões do N64, onde Ganondorf, aliado ao Feiticeiro Zant, de Twilight Realm, quebra o selo que divide o mundo de Hyrule com o mundo das sombras, e tenta fundi-los em uma só dinastia, onde os dois seriam os soberanos. Aqui, Link recebe o auxílio de Midna, princesa de Twilight Realm, e ao que parece, uma sombra do que Zelda representa para Hyrule, ao derrotar Ganondorf com a ajuda de Zelda, o feitiço é quebrado e Midna reassume a sua verdadeira forma de princesa. Com relação às cronologias de Wind Waker e Phantom Hourglass, sabe-se que se passam eras após o ocorrido em Ocarina of Time e Twilight Princess, onde Hyrule foi tomada por uma inundação e os presságios de um herói do tempo que usava trajes verdes é passado de geração a geração. Aqui, Ganondorf, que novamente conseguira romper o lacre que o prendia ao universo paralelo, passa a raptar todas as garotas que possuíam orelhas de Hylian, pois desconfia que Zelda se esconde por trás de um disfarce. Quando um pássaro gigante a seu comando rapta a irmã de Link, Arryl, a história se desenrola.

Consoles

O primeiro capítulo da saga de Link, é lançado no Japão com o nome The Hyrule Fantasy: Zelda No Densetsu, o game foi lançado em disquetes para rodar no Famicom Disk System e  em 1988 Zelda no Densetsu: Rinku no Bouken foi lançado mais uma vez somente paraFamicom Disk System, a partir daí começa mais uma  saga de sucessos.

Depois disso Zelda foi lançado para outros consoles para o Super Nintendo, Game Boy e GBA, até que em 1998 chegamos no seu maior sucesso  The Legend of Zelda: Ocarina of Time para Nintendo 64 e em 2000  The Legend of Zelda: Majora's Mask é lançado como continuação do jogo anterior, mas com um trama diferente no qual Link tem 72 horas para impedir que a Lua se choque com Termina.

Em 2002 The Legend of Zelda: The Wind Waker é lançado para o Game Cube com um visual não tão bom mas que conquistou alguns fãs no Japão.Seus últimos lançamentos foi para Nintendo DS e Wii, respectivamente em 2005 e 2006.

Então galera é mais uma vez que termino os Clássicos Nostálgicos, quero dar obrigado a todos os leitores e ao Linik (do Darth Chief ) que sempre me ajuda com os posts. E se vocês acharam algum erro ou queria sacanear com algum comentário, sinta-se a vontade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário